Pular para o conteúdo

O que é Dropshipping, Como funciona o Dropshipping e Como começar no dropshipping

918 dropshipping

Olá seja bem vindo(a) ao Blog Promotor Digital hoje o assunto é O que é Dropshipping?  Hoje vamos falar sobre Dropshipping: o que é isso, como funciona e como começar no dropshipping com dropshipping no Brasil.

O assunto é bastante polêmico, eu mesmo possuia muitas dúvidas sobre o assunto, mas estudando muito sobre o assunto resolvi escrever, e nesta postagem eu vou tentar resumir O Que é Dropshipping, se é legal ou não se é um modelo de negócio que realmente vale a pena.

O que é Dropshipping?

De uma forma bem  simples Vamo lá! Dropshipping é um método para você revender produtos sem ter que comprar e armazenar essas mercadorias com antecedência, sem ter um estoque.

Você pode criar sua loja virtual própria através de Plataformas como Woocommerce, Shopify, Nuvem Shop, enviar criar uma loja própria ou em Marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, o processo é muito simples você cria um anúncio do produto em um local na internet, seja loja própria ou Marketplace, com uma margem de Lucro, o cliente compra você recebe, compra a mercadoria do fornecedor e o mesmo envia para casa do seu cliente.

O modelo de Dropsshipping embora agora esta em alta o Brasil é um modelo bastante antigo se você prestar atenção, porque os Marketplace trabalham exatamente assim, tem muitos produtos, mais nada de estoque só fazem a intermediação de vendas e cobram por um percentual de lucro é uma estratégia que antes estava só nas mão dos Grandes do mercado e hoje qualquer pessoa pode começar seu negócio.

Como funciona o Drophipping

Neste método, as mercadorias não passam pelas suas mãos, mas sim dos seus fornecedores para os seus clientes. Você pode iniciar esse negócio, uma loja dropshipping, quase sem investimento. Afinal, você estará comprando o item com o próprio dinheiro do cliente e, claro, terá lucro.

Além dessa vantagem, você não terá nenhum custo de loja física, certo? Não ter que pagar aluguel para vir até a loja com este estoque, se você não pode vender a mercadoria, não tem nenhum risco. Sem falar que você não terá nenhum custo com logística, afinal quem vai embalar a mercadoria e enviar para o seu cliente é próprio fornecedor.

Talvez você fique pensando “Oh, isso não é trabalho, eu li em algum lugar”, espero que você me escute agora, deixe qualquer pensamento contrário  à parte, ok?

Afinal, existem muitas lojas gigantes que fazem incluem AliExpress, eBay e Freemarket,

Se você fizer uma pesquisa, verá muita gente diz que é ilegal, não funciona, etc… muitos comentários Negativo, e então você eventualmente desiste.

Mas então eu fui buscar mais informções até mesmo com contadores, Pesquisei, busquei um entendimento real e conversei com especialistas com quem trabalhei. Então eu descobri que eu posso fazer isso. Sim, no Brasil, legal, mas tem que fazer do jeito certo, ok? Cada vez mais esta modalidade de negócio tente a crescer, um dos problemas é que não existe uma legislação a nível de Brasil, mais no mercado internacional este é um modelo de negócio já consolidado.

Veja o Vídeo que Gravei falando das vantagens e devantagens do Dropshipping

Eu acredito que logo logo o cenário vai mudar na internet, e as pessoas percam esse medo, e esse preconceito, porque o dropshipping realmente tá crescendo rápido. Então, se você se encaixa nesse perfil, se você é uma pessoa empreendedora, que tá querendo começar um negócio mas não tem muito capital pra fazer um investimento numa loja física, ou em algum outro tipo de negócio que requeira mais investimento, sei lá, uma franquia, o dropshipping é uma das melhores coisas que você pode fazer para sair dessa crise e dar logo melhorar sua saúde financeira, deixa eu explicar o passo a passo como funciona o Dropshipping.

Como Funciona O Dropshipping Passo a Passo

  • Então vamo lá, como é que funciona o dropshipping: A primeira coisa é criar uma loja virtual, um site de e-commerce, e hoje em dia tá fácil demais fazer isso, tem um monte de ferramentas que deixam tudo super simples.
  • Depois disso, você vai precisar encontrar um fornecedor de confiança e escolher uns produtos pra colocar na sua loja. Você pega umas ofertas, pega as imagens, as descrições, escreve um anúncio bem envolvente, e adiciona lá o preço, sem esquecer de adicionar sua margem de lucro, claro.
  • Quando a loja estiver montada, você tem que divulgar seu site, e aí você pode fazer isso no instagram ou até nos anúncios dofacebook… enfim, existem diversos meios para divulgar um site. Pode ser até no Youtube mesmo, ou você faz
    um grupo no whatsapp aí na sua cidade, ou um grupo no facebook. Assim que alguém comprar um produto na sua
    loja, é só pegar esse dinheiro que você recebeu, comprar o produto no fornecedor e
    mandar ele entregar direto no endereço do cliente.
  •  Então é basicamente isso, é esse o trabalho de quem faz dropshipping. É bem mais simples que ter uma loja física,
    ou até mesmo uma loja virtual comum. Só que você tem que acompanhar o processo de entrega das mercadorias e dar suporte pros seus compradores, senão vai ter reclamação, como qualquer loja. Mas o investimento é mínimo, e as plataformas que você vai usar são super baratas. O único custo que realmente pode pesar um pouco é na divulgação, mas isso você acaba abatendo com a venda dos produtos.

Sistema de Crescimento de Canais do Youtube ►►► https://bit.ly/3-sistema-crescer-canal-do-youtube
💰💰💰Ganhe Dinheiro no Youtube sem Aparecer https://bit.ly/3-curso-youtube-que-recomendo

 

“Mais e dai os fornecedores, onde é que eu vou achar?” Tem dois tipos de fornecedores mais populares pra fazer dropshipping hoje. Pode ser fornecedor chinês ou fornecedor nacional. Esses são os mais comuns, que quase todo mundo usa.

Eu preparei uma Lista de Fornecedor para você aqui de graça acesse o artigo

Vantagens e desvantagens do fornecedor Chines e Fornecedor Nacional

Um fornecedor chinês, como no Aliexpress e Gearbest, vai enviar com frete grátis, e os preços são muito baixos, por isso você consegue tirar uma fatia maior pra você, consegue ter um lucro mais alto que um fornecedor nacional. Porque não dá para competir com esses preços da China, não é?

Só que aí tem aquele problema — a entrega é demorada — fica na faixa de uns 60 dias pra chegar na casa do seu cliente, e ainda
pode ser taxada quando chegar na alfândega. Falando nisso, é importante deixar bem claro na sua loja esse prazo de entrega e esses detalhes do envio.

Por outro lado, se você preferir fornecedores nacionais, a entrega é mais rápida, já que os produtos já vão estar no brasil,
e a logística também é mais simples, porque não envolve alfândega, imposto de importação e nada disso. É até melhor para devolver os produtos se tiverem algum defeito de fabricação.

O problema nesse caso é que a margem de lucro não vai ser tão boa quanto no dropshipping da China, nem de longe… e você não vai ter tantas opções de fornecedores e produtos. Por isso é que geralmente acaba sendo mais vantajoso fazer dropshipping da China mesmo, até porque tem muito fornecedor e uma infinidade de produtos pra você escolher.

Então mesmo que demore a chegar, se você fizer a descrição dos produtos certinha na loja, e informar tudo com muita clareza,
quase não vai ter reclamação. Agora, para fazer do jeito certinho, sem erro, tem que escolher fornecedores e produtos com muita calma.

O que é dropshipping

Você vai pesquisar na internet se eles tem reclamações, vai entrar em contato com eles para saber se os produtos são originais, se eles estão dispostos a serem parceiros a longo prazo. Você vai verificar se eles são transparentes nas políticas de envios, de pagamento, e se eles tem suporte, para tirar dúvidas e pedir orientações.

E depois, quando você já estiver vendendo, tem que ter responsabilidade para evitar problemas, ok? Não faça anúncios enganosos, sempre informe os prazos de entrega, faça descrições bem completas das mercadorias, informe se o cliente
pode ser taxado na alfândega se for o caso, e tenha o seu próprio canal de suporte para responder seus compradores, combinado? Você precisa colocar o cliente em primeiro lugar. E aí você vai testando produtos, vendo o que que vende mais, analisando os resultados da suas vendas.

E se as vendas não estiverem indo muito bem,não se desespere, afinal você não teve que pagar pelos produtos… e pode ser que
esses produtos escolhidos não sejam tão bons ou pode ser que você esteja apenas anunciando o produto certo para o público errado.

Mas aos poucos você pega o jeito e acerta! E com muita dedicação, com certeza vai tera sua loja virtual de sucesso.

 

Como Começar no Dropshipping

Agora, qual a melhor forma de começar um negócio de dropshipping hoje? a maneira mais simples é iniciar em um markeplace porque você não vai precisar investir em uma estrutura para que sua loja esteja online.

A Shopee por exemplo ainda aceita pessoas físicas ou seja vender com cpf, muitos na internet recomendam você sair criando um mei, mais isso nem sempre é o melhor caminho, eu já tive muitos prejuizos de abrir um cnpj sendo que nem precisava.

Faz o teste, crie um cadastro na shopee ou mesmo mercado livre, escolha um tipo de produto que gosta de trabalhar, que de preferência tenha algum conhecimento isto até facilita na hora de vender, escolha um fornecedor e pronto sua estrutura inicial já esta pronta se começar a vender em escala procure uma contabilidade de preferencia especializada em dropshipping na internet tem várias e regularize seu negócio.

Preparei um vídeo como você montar seu primeiro dropshipping usando a shopee, veja o video se tiver dúvidas deixe abaixo deste artigo terei o prazer de responder suas dúvidas.

Conclusão

Neste artigo fiz o resumo O que é Dropshippping, Como funciona o Drophipping e Como começar no Dropshipping, espero de coração que tenha te ajudado, aproveite e veja os artigos abaixo que podem te ajudar nesta caminhada de empreender na internet.

Veja Também outros artigos que podem te ajudar

Obrigado mais uma vez pela sua visita, dúvidas deixe nos comentários abaixo

Seu Amigo Gilberto Silva

Blog Promotor Digital